SOBRE A LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO

 

A Lei nº 12.527 – Lei de Acesso à Informação (LAI)foi promulgada em 18 de novembro de 2011 e entrou em vigor 06 (seis) meses depois,

sendo regulamentada pelo Decreto nº 7.724, de 16 de maio 2012.

A LAI é resultado de um esforço da Administração Pública de trazer mais transparência ao Governo e de disponibilizar ao cidadão as informações de caráter público, instituindo obrigações, prazos e procedimentos para a divulgação de dados,
prevista pela Constituição Federal de 1988 no art. 5º, inc. XXXIII; art. 37, §3º, inc. II; e art. 216, §2º.
Apesar de várias leis anteriores aproximarem o Estado da sociedade, a Lei nº 12.527 foi vanguardista, na medida em que estabeleceu a obrigatória prestação de contas por todo e qualquer órgão ou entidade da Administração Direta e Indireta (incluindo empresas públicas, sociedades de economia mista e outros entes controlados direta ou indiretamente pela União) e entidade privada sem fins lucrativos que receba recursos públicos. Assim, ao estabelecer rotinas para o atendimento ao cidadão, organiza e protege o trabalho do servidor.

As principais diretrizes que regem a disponibilização de informações são:

a publicidade, a transparência das informações, a regra, o sigilo e a exceção.

Portanto, a informação sob a guarda do Estado é sempre pública, devendo o acesso a ela ser restrito apenas em casos específicos e por período de tempo determinado.
A Lei de Acesso à Informação no Brasil prevê as informações classificadas por autoridades como sigilosas e os dados pessoais como exceções à regra de acesso.

​O Ato do Presidente nº009 de 09 de maio de 2017 – Dispõe sobre estabelecimento de regras específicas quanto ao acesso à informações públicas no âmbito do Legislativo de BARRA DO TURVO.

Clique no link eSIC  para solicitar as informações de caráter publico da Câmara Municipal da Barra do Turvo

 

Skip to content