HISTÓRICO DE BARRA DO TURVO-SP

 

1.964

Em 28 de fevereiro – A Lei Estadual n. 8.092/64 cria o Município de Barra do Turvo.

Em 22 de novembro é realizada a primeira eleição para Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores.

 

FORAM CANDIDATOS:

Pela ARENA: – João Alves Cavalcanti e vice Lázaro Martins de Oliveira e,

Pelo MDB: – Mário Coradin e vice José Saturnino dos Santos.

 

Em 24 de novembro acontece um empate na apuração de votos das eleições municipais, sendo declarado eleito Sr. João Alves Cavalcanti, por ser o mais velho.

 

1º MANDATO

1ª LEGISLATURA

PERÍODO DE  1.965 A 1.969

 

1.965

Em 21 de março é instalado o Legislativo Municipal sob a Presidência de José Maria dos Santos (Juquica), sendo a Câmara composta dos demais Vereadores: – Waldemar Gonçalves dos Reis, Pedro Gonçalves de Lima, Carmo Amato, José Dias Betim, José Maria dos Santos (Juquica), João Tortato, Firmino Pedroso dos Santos, Joaquim Carriel de Lima e Bertolino Cândido de Abreu.

 

PRESIDENTE: BERTOLINO CANDIDO DE ABREU DE 21/03/1965 A 21/03/1966;

PRESIDENTE: FERMINO PEDROSO DOS SANTOS DE 21/03/1966 A 21/03/1967;

PRESIDENTE: JOSÉ MARIA SANTOS DE 21/03/1967 A 21/03/1969.

 

A Sede do Poder Legislativo era uma sala anexa ao Gabinete do Prefeito.  Para entrar na Câmara passava pelo gabinete do alcaide.

O prédio da Prefeitura e Câmara era situado na esquina, em frente à Igreja Católica da cidade de Barra do Turvo, local hoje conhecido como Praça da Bíblia esquina com Rua João Gonçalves dos Reis.

O prédio não existe mais, foi demolido e em seu lugar foram construídas diversas novas residências.

 

2º MANDATO

2ª LEGISLATURA

PERÍODO DE  1.969 A 1.973

 

1.969

Em 21 de março tomam posse na Câmara Municipal os seguintes Vereadores: – Gabriel dos Santos, Josias Gonçalves de Lima, Eduardo Dias da Mota, Orlando Camargo Armstrong, Benedito de Souza Barbosa, Hermínio Soares de Lima, e Lázaro Martins de Oliveira, sendo eleito como Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Barra do Turvo, o Vereador Gabriel dos Santos.

A Prefeitura Municipal mudou-se para um prédio à Avenida Rio Pardo ao lado da atual passagem para a Fazenda Grande Vale.

A Câmara Municipal mudou-se para um prédio na mesma rua onde se localizava, de frente para o centro da Praça da Bíblia, mas já com autonomia de local.

 

1.971

O Senhor Josias Gonçalves de Lima é eleito Presidente da Câmara Municipal. Em Julho é instalado o serviço interurbano de telefonia no Município, ligando Barra do Turvo com a cidade de Iporanga. Pedro Antonio Vieira (Pedrico) capta a primeira imagem de televisão (Canal de Curitiba).

Em setembro o Prefeito Mário Coradin, com uma Rural Willys da Prefeitura consegue chegar á BR 116, pela nova estrada do Rio Vermelho (Serra da Bironha).

Instala-se o primeiro Correio na casa da Dona Nalda Gonçalves de Lima.

 

 

1.972

Em julho inicia a construção do Prédio da Escola local, sendo criadas as escolas rurais dos Bairros Córrego da Onça, Canudos, Barreiro e Bela Vista (depois remanejadas para Ribeirão do Meio), Serra Pelada e São Pedrinho.

Barra do Turvo recebe uma equipe do Projeto Rondon composta de 02 universidades de medicina, 02 de odontologia e 02 de enfermagem.

Em 16 de agosto é realizada a convenção municipal da ARENA, para escolha dos candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores, sendo escolhida a chapa única apresentada, tendo como candidatos os senhores:- Osíris Montanari a Prefeito e a Vice-Prefeito o Sr. Joaquim Carriel de Lima.

Em 13 de novembro é Instalada água encanada na cidade, serviço que a população ainda não contava, e inaugurado os serviços de abastecimento de água pelo Prefeito Mario Coradin e é realizada as eleições municipais, sendo eleito para Prefeito o Sr. Osíris Montanari e Joaquim Carriel de Lima, Vice-Prefeito.

 

3ª MANDATO

3ª LEGISLATURA

PERÍODO DE  1.973 A 1.976

 

1.973

Em 01 de fevereiro é empossado o Senhor Osíris Montanari como Prefeito Municipal e Senhor Joaquim Carriel de Lima como Vice-Prefeito.

Em 01 de fevereiro é eleito e empossado o Senhor João Martins dos Santos como Presidente da Câmara Municipal e empossado tambem os Senhores Vereadores: – Waldemar Gonçalves dos Reis, Reinaldo Cardoso dos Santos, Antônio Boaventura da Rosa, José Dias Betim, Gonçalo Francisco de Souza e Maria José de Mello.

Em 19 de agosto é entregue o Título de Cidadão Barrense ao Dr. Benjamim dos Santos Lisboa, que muito batalhou em prol da emancipação do Município.

Em 15 de setembro Dom Silvio, Bispo Diocesano de Itapeva faz visita pastoral.

 

1.974

Em 22 de fevereiro é realizada uma reunião com todos os Prefeitos do Vale do Ribeira na fazenda Sanharão, de propriedade do Senhor Basílio da Costa Ferreira.

Em 25 de março o Professor José Dimas Cordeiro de Miranda é designado Diretor das Escolas Agrupadas de Barra do Turvo.

Em junho é inaugurado o prédio da Escola Estadual de 1º Grau de Barra do Turvo.

Em 05 de novembro o Governador do Estado de São Paulo, Senhor Laudo Natel, faz visita ao Município.

A Prefeitura mudou-se para Rua Rio Japurá, atual Rua 19 de agosto esquina com Rua Otávio da Costa Vale. A Câmara permaneceu no mesmo lugar na Praça da Bíblia.

 

1.975

Em 01 de fevereiro o Senhor Waldemar Gonçalves dos Reis é eleito Presidente da Câmara Municipal de Barra do Turvo.

Começou a funcionar a 5ª Série do 1ª Grau, dando início assim a continuidade do antigo ginásio.

Em 15 de novembro assume a vereança o Senhor Nestor Ribeiro de Lima, na vaga de Maria José de Mello, Licenciada por motivo de saúde.

 

1.976

Em janeiro é inaugurada a Praça de Esportes com jogo amistoso entre as equipes de Barra do Turvo e Apiaí, terminando empatado em 2 a 2.

Inaugurado tambem o serviço urbano de telefonia domiciliar, com instalação de 15 aparelhos, sendo a primeira chamada interurbana efetuada pelo aparelho 07 de Joaquim Carriel de Lima com Senhor José Cardoso dos Santos em Apiaí.

Em 06 de fevereiro de 1976 o Senhor Prefeito Municipal, Dr. Osíris Montanari,  deu entrada na Câmara Municipal, onde  corria um processo por cassação de seu mandato, a qual era presidida pelo Senhor Waldemar Gonçalves dos Reis, com o pedido de afastamento do cargo para tratamento de saúde, pedido que foi aprovado pelo plenário da Câmara, oportunidade em que tomou posse no cargo de Prefeito Municipal, o Vice-Prefeito Municipal Senhor Joaquim Carriel de Lima, permanecendo no cargo até o final do período.

Em 25 de fevereiro falece nesta cidade, aos 97 anos, o último fundador de Barra do Turvo, Senhor Graciliano Cirilo Franco.

Em 14 de outubro o Senhor João Martins dos Santos, cognominado o “Patriarca de Barra do Turvo”, falece aos 72 anos de idade.

Em 15 de novembro realizam-se as eleições municipais. São candidatos a Prefeito pelo PMDB:- Sérgio Castilho Ribeiro e Rosário Morais da Silva e pela ARENA: – Waldemar Gonçalves dos Reis, sendo eleito o Senhor Waldemar Gonçalves dos Reis como Prefeito de Barra do Turvo.

 

4º MANDATO

4ª LEGISLATURA

PERÍODO DE 1.977 A 1.982

 

1.977

Em 01 de fevereiro toma posse como Prefeito o Senhor Waldemar Gonçalves dos Reis e como Vice-Prefeito o Senhor José Saturnino dos Santos. São empossados sob Presidência do Senhor Gabriel dos Santos os Vereadores Dalcides Bueno dos Santos, Otávio da Costa Vale, Sebastião Barbosa de Souza, Astério Joaquim de Morais, Oraci de Paula Bandeira e José Carlos Onório.

 

1.978

Em 17 de maio é inaugurada a energia elétrica em Barra do Turvo, através de CESP, anteriormente gerado por um gerador da DAEE de maneira precária.

Em 17 de novembro assume a Vereança o Senhor Gabriel José de Oliveira, na vaga ocasionada pelo falecimento do Senhor Astério Joaquim de Moraes.

 

1.979

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL: JOSÉ CARLOS ONÓRIO.

 

 

1.981

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL: GABRIEL DOS SANTOS.

 

5ª MANDATO

5ª LEGISLATURA

PERÍODO DE 1.983 À 1.988

 

PREFEITO:- JOÃO ALVES CAVALCANTI – PMDB

VICE-PREFEITO:- CUSTÓDIO DANTAS BARBOSA – PMDB

 

VEREADORES:

01 – Amadeu Souza de Jesus – PDS

02 – Luiz Augusto Dias – PDS

03 – Maria das Graças Mello Coradin – PDS

04 – Valdomira de Paula Tortato – PMDB

05 – Pedro da Mota Barbosa – PMDB – 2º Presidente

06 – José Fernandes da Silva – PMDB

07 – Sérgio Castilho Ribeiro – PMDB – 1º Presidente – 3º Presidente

 

ALGUMAS BENFEITORIAS REALIZADAS:

– Construída uma ponte de madeira sobre o Rio Barreiro

– Construído o Campo de Futebol da cidade

– Construído o Centro Comunitário de Barra do Turvo

– Iniciou o Prédio da Casa da Agricultura

– Iniciou o primeiro trecho de asfalto em 1.988 ligando Barra do Turvo a BR 116.

– Por duas vezes foi tentado cassar o Mandato do Prefeito Senhor João Alves Cavalcanti, por abuso de autoridade e infrações político-administrativas nos termos do Decreto-Lei 201/67.

 

A Câmara mudou-se para o prédio onde anteriormente funcionava a Prefeitura e depois Cartório à Avenida Rio Pardo.

 

1.984

A partir de 1.984 a Igreja Católica decidiu, após ouvir sua comunidade religiosa ao final de uma missa, mudar essa festa para junho, como festa móvel, sempre uma semana após a celebração da data de Corpus Christi, que a Igreja Católica entende como verdadeira data de comemoração do Sagrado Coração de Jesus.

Parte da população não aceitou essa mudança que quebrava a tradição da “Festa de Agosto” de Barra do Turvo.

A administração pública municipal, que na época teve como Prefeito o Senhor João Alves Cavalcanti, decidiu continuar a Festa de Agosto como uma homenagem aos lavradores, denominando-a de “Festa do Lavrador”, que continua cada vez mais procurada e frequentada, tanto pelos próprios munícipes, como por visitantes vindos até de outros Estados.

A festa é alegre, colorida, animada por diversos conjuntos musicais ou bandas, um para cada noite de festa, que vai de quinta a domingo, sempre próximo do dia 19 de agosto.

As ruas se enchem de barracas de vendedores ambulantes, com seus diversos produtos, como roupas, calçados, bijuterias, aparelhos eletrônicos mais comuns, CDs, DVDs, fitas cassetes, guloseimas, bebidas e comidas, parque de diversão, entre outros.

A Prefeitura organiza o Parque de Rodeio com Praça de Alimentação e comidas diversas. Inclusive o famoso boi no rolete, também com churrasco e outros tipos de alimentos para atender aos mais diferentes gostos.

À noite, são realizados grandes e animados bailes no centro Comunitário do Município.

A importância maior do evento é manutenção da tradição popular sem deixar de atender as mudanças ocasionais pelo momento histórico vivido.

A Festa do Lavrador realizada pelo Município de Barra do Turvo, atualmente promovida pela administração pública municipal, teve sua origem de organização pela Igreja Católica local, em agosto de 1.884, quando foi inaugurada uma capela em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, com sua primeira Missa celebrada pelo Padre Alberto Sputing.

A partir dessa data, sempre foi realizada uma festa no mês de agosto, em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, escolhido pela comunidade católica como padroeiro do Município, essa festa tinha seu desenvolvimento no final de semana mais próximo do dia 19 de agosto.

Essa data 19 de agosto consta da História do Município como provável data que se estabeleceu no Município o seu primeiro morador Antônio Bueno Sampaio, em 1.852.

Comemora-se 19 de agosto como data de fundação de Barra do Turvo, em razão das comemorações tradicionais e espontâneas da população.

Essa festa era conhecida como “Festa de Agosto”, quando a cidade ficava mais alegre e colorida, devido à presença de feirantes ambulantes que montavam barracas com diferentes produtos para vender nessas festas, como: roupas, brinquedos, guloseimas.

A parte profana da festa era organizada por um festeiro escolhido no ano para atuar no outro período em que organizava sua equipe de trabalho, encarregada de angariar prendas, doações destinadas abrilhantar a festa. Um sanfoneiro ou grupo de sanfoneiros abrilhantava o baile.

A parte religiosa era organizada pela comunidade religiosa e contava com a vinda do padre de Iporanga ou Iguape para celebrar a missa e organizar a procissão.

Às vezes contavam com a presença do bispo da diocese para realização de crisma.

O povo era alegre, organizado e bastante religioso.

 

6ª MANDATO

6ª LEGISLATURA

PERÍODO DE 1.989 À 1.992

 

PREFEITO: – ERIVELTO BITENCOURT

VICE- PREFEITO: – FAUSTO COMPER

 

PRESIDENTE DA CÂMARA: ALCIDES STABEN

PRESIDENTE DA CÂMARA: ABEL DE MOURA

 

DEMAIS VEREADORES

01 – Maria Cecília Soares Terra Padilha

02 – Lucir Gonçalves da Cruz

03 – Maurilio Bonfim de Souza

04 – Jardelino Bandeira de Santos

05 – José Batista Filho

06 – Ariston Bernardo do Nascimento

07 – Adolfo Bonrruque

08 – Teobaldo Gonçalves dos Reis

09 – Oraci de Paula Bandeira

 

ALGUMAS BENFEITORIAS REALIZADAS:

-Iluminação do Bairro Indaiatuba

-Iluminação do Bairro Rio Pardinho

-Construção de uma Escola no Bairro Bela Vista (Pneus)

-Construção de uma Escola e um Posto de Saúde no Bairro Areia Branca

-Construção do prédio da escola do Bairro Boa Esperança

-Construção da Praça do Lavrador

-Iluminação Pública no Jardim Terra Nova e Boa Esperança

-Asfalto da Serra Pelada a Barra do Turvo

-Aberturas de estradas do Bairro Barreiro-Forquilha

-Ampliação do Centro Comunitário

-Construção da Casa do Idoso

-Término do Prédio da Casa da Agricultura que serviu de sede do Executivo Municipal.

-Compra de dois ônibus escolares

-Inicio do Hospital

-Construção do Prédio da Delegacia de Polícia

 

Em 1989 a Câmara Municipal mudou-se para o prédio localizado à Avenida José Dias Batista esquina com Rua Bertolino Cândido de Abreu.

 

7ª MANDATO

7ª LEGISLATURA

PERÍODO DE 1.993 À 1.996

 

PREFEITO: – FAUSTO COMPER

VICE-PREFEITO: – IZAIR RIBEIRO DE LIMA

 

PRESIDENTE DA CÂMARA:

1º BIÊNIO: IRENO APARECIDO  SANTOS

2º BIÊNIO: LUIZ MENDES CARDOSO DOS SANTOS

 

VEREADORES

01 – Anildo Gonçalves dos Reis

02 – Ireno Aparecido dos Santos

03 – Ivan Donizetti do Amaral

04 – Luiz Mendes Cardoso dos Santos

05 – Maria Cecília Soares Terra Padilha

06 – Maurílio Bonfim de Souza

07 – Pedro Cordeiro de Souza

08 – Rosa Elena de Moura

09 – Wanderlei Evangelista Machado

 

ALGUMAS BENFEITORIAS REALIZADAS:

-Iluminação do Bairro Reginaldo e Ribeirão Bonito

-Iluminação do Bairro Córrego Franco

-Construção de uma escola no Bairro Rio Pardinho

-Continuação da Construção do Hospital

-Construção do Escritório da CESP

-Implantação da rede de esgoto do Bairro Boa Esperança

-Aquisição de dois Caminhões Vasculantes

-Aquisição de um Ônibus

-Implantação do Juizado de Pequenas Causas

-Extensão de linha telefônica com colocação de orelhão no Bairro Barreiro

-Construção do Prédio do 1º Distrito Policial no Bairro Paraíso, km 528 da BR 116, Rodovia Regis Bittencourt.

 

8º MANDATO

8ª LEGISLATURA

PERÍODO DE 1.997 À 2.000

 

PREFEITO: ERIVELTO BITTENCOURT (CAÉTE)

VICE-PREFEITO: MAURÍLIO BONFIM DE SOUZA

 

PRESIDENTE DA CÂMARA

1º BIÊNIO: GENIR SUTILLI (01/01/1997 A 31/12/1998)

2º BIÊNIO: IRENO APARECIDO  SANTOS (01/01/1999 A 31/12/200)

 

VEREADORES

01 – Agamenon Alves

02 – Anilda Dala Maria de Oliveira

03 – Edson Padilha Fernandes

04 – Genir Sutilli

05 – Ireno Aparecido  Santos

06 – Luiz Mendes Cardoso dos Santos

07 – Pedro Silva de Souza

08 – Rosa Elena de Moura

09 – Wilson Rodrigues Rosa de Lima

 

Francisco França de Lima – 1º suplente PMDB substituindo licença do Vereador Ireno Aparecido Santos afastado para exercer o cargo de Diretor Administrativo da Prefeitura Municipal no biênio 1997-1998.

(1º suplente PMDB – Vereador em exercício em 1997-1998)

 

Em 1997 – A Câmara mudou-se para o prédio localizado à Rua Maria José de Mello alugado para essa finalidade.

 

Em 1999 – A Câmara mudou-se para prédio próprio localizado à Avenida Firmino Pedroso dos Santos reformado para essa finalidade.

 

9º MANDATO

9ª LEGISLATURA

PERÍODO DE 2.001 À 2.004

 

PREFEITO: EDSON DIAS DE OLIVEIRA – PFL

VICE-PREFEITO: ADEMAR DE LIMA – PSDB

 

MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL O BIÊNIO 2001 / 2002

PRESIDENTE: TAIRONE FERNANDES DA COSTA

VICE-PRESIDENTE: EVARISTO BORGES DOS REIS – PFL

1º SECRETÁRIO: CÉSAR DANTAS BARBOSA – PDT

2º SECRETÁRIO: NÁDIA DOS SANTOS LEMISZKA BATISTA – PFL

 

MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL O BIÊNIO 2003 / 2004

PRESIDENTE: CÉSAR DANTAS BARBOSA – PDT

VICE-PRESIDENTE: ANTONIO CARLOS DE SOUZA – PPB

1º SECRETÁRIO: IRENO APARECIDO SANTOS – PMDB

2º SECRETÁRIO: EVARISTO BORGES DOS REIS – PFL

 

DEMAIS VEREADORES

01 – Antônio Carlos de Souza – PPB

02 – César Dantas Barbosa – PDT

03 – Evaristo Borges dos Reis – PFL

04 – Ireno Aparecido Santos – PMDB

05 – Nádia dos Santos Lemiszka Batista – PFL

06 – Maria Cecília Soares Terra Padilha – PMDB

07 – Pedro Silva de Souza – PTB

08 – Rosa Elena de Moura – PTB

09 – Tairone Fernandes da Costa – PFL

 

10º MANDATO

10ª LEGISLATURA

PERÍODO DE 2.005 À 2.008

 

PREFEITO: EDSON DIAS DE OLIVEIRA DE 01/01/2.005 À 16/02/2.005

VICE-PREFEITO: ADEMAR DE LIMA DE 01/01/2.005 À 16/02/2.005

CANDIDATURA CASSADA POR CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO.

 

PREFEITO INTERINO: CÉSAR DANTAS BARBOSA DE 17/02 À  09/06/2005.

 

NOVA ELEIÇÃO REALIZADA NO MÊS DE MAIO DE 2005, CONCORRENDO TRÊS CANDIDATOS:

 

01 – PREFEITO: CESAR DANTAS BARBOSA

VICE-PREFEITO: DR. JEFFERSON LUIZ MARTINS -PMDB;

02 – PREFEITO: LUIZ APARECIDO PADILHA FERNANDES

VICE-PREFEITO: MARIA MARLENE COMPER;

03 – PREFEITA: MARIA DA GUIA DE LIMA

VICE-PREFEITO: OLIZEU DA SILVA ALVES.

 

ELEITOS:

PREFEITO: LUIZ APARECIDO PADILHA FERNANDES DE 10/06/2005 À 31/12/2008

VICE-PREFEITA: MARIA MARLENE COMPER.

 

MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL O BIÊNIO 2005 / 2006

PRESIDENTE: CESAR DANTAS BARBOSA

VICE-PRESIDENTE:  DARCI CORDEIRO DA SILVA

1º SECRETÁRIO: ADMILSON GONÇALVES DA CRUZ

2º SECRETÁRIO:  ANTONIO CARLOS DE LIMA / SILVIO GONÇALVES DE ABREU

 

MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL O BIÊNIO 2007 / 2008

PRESIDENTE: SILVIO GONÇALVES DE ABREU

VICE-PRESIDENTE: ANTONIO CARLOS DE SOUZA

1º SECRETÁRIO: LENUIR SUTILLI

2º SECRETÁRIO:  ADMILSON GONÇALVES DA CRUZ

 

DEMAIS VEREADORES:

01 – Admilson Gonçalves da Cruz – PT

02 – Antônio Carlos de Souza – PP

03 – Antônio Carlos de Lima (de 01/01 à 05/2.005- substituindo Silvio)

04 – Cesar Dantas Barbosa – PMDB

05 – Darci Cordeiro da Silva – PDT

06 – Elizabete de Oliveira – PFL

07 – Lenuir Sutilli (Papagaio) – PDT

08 – Olizeu da Silva Alves – PFL

09 – Silvio Gonçalves de Abreu – PDT (de maio/2005  a 31/12/2008)

10 – Vanda Maria dos Santos Lara– PFL/PP

 

11º MANDATO

11ª LEGISLATURA

PERÍODO DE 2.009  À 2.012

ELEIÇÃO REALIZADA EM  05/10/2008

 

CANDIDATOS:

01 – PREFEITO: HENRIQUE DA MOTA BARBOSA

VICE-PREFEITO: FAUSTO COMPER (BINGO)

02 – PREFEITO: JEFFERSON LUIZ MARTINS

VICE-PREFEITO: NADIA DOS SANTOS LEMISZKA BATISTA

03 – PREFEITO: ROSANGELA ROSARIA DA SILVA

VICE-PREFEITO: TAIRONE FERNANDES DA COSTA

 

ELEITOS:

PREFEITA: ROSÂNGELA ROSÁRIA DA SILVA

VICE-PREFEITO: TAIRONE FERNANDES DA COSTA

 

Posse em 01/01/2009 no recinto do prédio antigo da Câmara Municipal a Rua Vereador Firmino Pedroso dos Santos, 440, Bairro Boa Esperança, atualmente reformulado e ampliado.

 

MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL O BIÊNIO 2009 / 2010

PRESIDENTE: CLAUDINEI MACIEL DOS SANTOS – PT

VICE-PRESIDENTE: JOSÉ DE AMORIM DE OLIVEIRA – DEM

PRIMEIRO SECRETÁRIO: SILVIO GONÇALVES DE ABREU – PDT

SEGUNDO SECRETÁRIO: VOLNEI DOS SANTOS – PDT

 

MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL O BIÊNIO 2011 / 2012

PRESIDENTE: ANTONIO CARLOS DE LIMA – PRB

VICE-PRESIDENTE: SILVIO GONÇALVES DE ABREU – PDT

PRIMEIRO SECRETÁRIO: VOLNEI DOS SANTOS – PDT

SEGUNDO SECRETÁRIO: CARLINHO RODRIGUES BARBOSA – PRB

 

DEMAIS VEREADORES

01 – Antônio Carlos de Lima – PRB/PSD

02 – Antônio Carlos de Souza – PP

03 – Carlinho Rodrigues Barbosa – PRB/PSD

04 – Claudinei Maciel dos Santos – PT

05 – Elizabete de Oliveira – PRB/PSD

06 – José de Amorim Oliveira – DEM

07 – Roberto Nunes da Rosa – PRB/PSD

08 – Silvio Gonçalves de Abreu – PDT

09 – Volnei dos Santos – PDT

 

Em setembro de 2009 o Vice-Prefeito Senhor Tairone Fernandes da Costa protocola na Câmara Municipal sua renúncia ao Cargo de Vice-Prefeito. Depois se arrepende e volta atrás desistindo da desistência gerando uma questão jurídica.

 

Em 06 de setembro de 2012, a Prefeita Rosangela Rosária da Silva teve seu mandato cassado por Improbidade Administrativa, conforme DECRETO LEGISLATIVO Nº. 02/2 012, nos termos do Artigo 5º e incisos do Decreto-Lei 201/67 e Processo Legislativo n. 025/2012.

 

12º MANDATO

12ª LEGISLATURA

PERÍODO DE 2.013 À 2.016

ELEIÇÃO REALIZADA EM  07/10/2012

 

CANDIDATOS:

01 – PREFEITO: HENRIQUE DA MOTA BARBOSA

VICE-PREFEITO: ANTONIO CARLOS DE LIMA (CARLOS BAU)

02 – PREFEITO: CARLOS AFONSO POLLI BONTORIM

VICE-PREFEITO: PEDRO SILVA DE SOUZA (PEDRO DO POSTO)

 

ELEITOS PARA O PODER EXECUTIVO

PREFEITO: HENRIQUE DA MOTA BARBOSA

VICE-PREFEITO: ANTONIO CARLOS DE LIMA (CARLOS BAU)

 

Posse em 01/01/2013 no prédio INSTITUCIONAL da Câmara Municipal a Rua Vereador Firmino Pedroso dos Santos, 440, Bairro Boa Esperança.

 

MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL PARA O BIÊNIO 2013 / 2014

PRESIDENTE: ROBERTO NUNES DA ROSA – PSD

VICE-PRESIDENTE: JOSÉ DE AMORIM DE OLIVEIRA – DEM

PRIMEIRO SECRETÁRIO: ADONIAS GERÔNIMO CHAGAS – PSDC

SEGUNDO SECRETÁRIO: ELCIO SILVA REIS – DEM

 

DEMAIS VEREADORES

01 – Andréia Lina de Oliveira Paula – PSDC

02 – Elizabete de Oliveira – PSD

03 – José Sandro Rodrigues do Nascimento – PSDC

04 – Luiz Fernando de Moura – PT (1º Suplente)

05 – Luiz Mendes Cardoso dos Santos – PSD

06 – Claudinei Maciel dos Santos – PT (LICENCIADO)

 

MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL PARA O BIÊNIO  2015/2016

PRESIDENTE: JOSÉ SANDRO RODRIGUES DO NASCIMENTO

PRIMEIRO SECRETÁRIO: LUIZ MENDES CARDOSO DOS SANTOS

SEGUNDO SECRETÁRIO:  ADONIAS GERONIMO CHAGAS

VICE-PRESIDENTE: ELIZABETE DE OLIVEIRA.

 

Em 19/04/2016 o Vice-Prefeito Antônio Carlos de Lima tomou posse e assumiu o Cargo de Prefeito pelo período de 18/04 a 26/04/2016, em decorrência do afastamento do Cargo de Prefeito do Sr. Henrique da Mota Barbosa em 18/04/2016 que seria pelo período de 180 dias, porem devido liminar ele retornou ao Cargo.

 

Em 06/05/2016 o Vice-Prefeito Antônio Carlos de Lima tomou posse novamente e assumiu o Cargo de Prefeito pelo período de 06/05 a 31/12/2016, por motivo de Suspensão do exercício de função pública do Sr. Henrique da Mota Barbosa, ocorrida em 05/05/2016, devido decisão judicial.

 

13º MANDATO

13ª LEGISLATURA

PERÍODO DE 2.017 À 2.020

ELEIÇÃO REALIZADA EM  02/10/2016

 

CANDIDATOS:

01 – PREFEITO: JEFFERSON LUIZ MARTINS

VICE-PREFEITO:  ANTONIO CARLOS DA MOTA FERREIRA (CACÁ)

02 – PREFEITO: ELIZABETE DE OLIVEIRA

VICE-PREFEITO:  JOSÉ DE AMORIM OLIVEIRA

03 – PREFEITO: ROSANA DELIMA

VICE-PREFEITO:  LUIZ BILADEN

04 – PREFEITO: ROBERTO CATARINA

VICE-PREFEITO: JOEL DO SEZEFREDO SUBSTITUIDO POR SANDRA DO LELO

 

ELEITOS PARA O EXECUTIVO

PREFEITO: JEFFERSON LUIZ MARTINS

VICE-PREFEITO: ANTONIO CARLOS DA MOTA FERREIRA (CACÁ)

 

ELEITOS PARA O PODER LEGISLATIVO

VEREADORES

01 – Alcídio Bonrruque – DEM

02 – Cícero de Moura Neto  – PSDB

03 – David Ursulino de Moura   – PSDB

04 – Davison Jesse Rodrigues Bicas    – PDT

05 – Elcio Silva Reis   – DEM

06 – Fátima Medeiros de Souza Amorim       – SD

07 – João Martins Prestes    – DEM

08 – José Sandro Rodrigues do Nascimento  – SD

09 – Luiz Mendes Cardoso dos Santos  – PDT

 

MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL PARA O BIÊNIO 2017 / 2018

PRESIDENTE: ELCIO SILVA REIS

VICE-PRESIDENTE: ALCIDIO BONRRUQUE

1º SECRETÁRIO: JOÃO MARTINS PRESTES

2º SECRETÁRIO: DAVID URSULINO DE MOURA

 

MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL PARA O BIÊNIO 2019 / 2020

PRESIDENTE: CICERO DE MOURA

VICE-PRESIDENTE: JOSÉ SANDRO RODRIGUES DO NASCIMENTO

1º SECRETÁRIO: DAVISON JESSE RODRIGUES BICAS

2º SECRETÁRIO: LUIZ MENDES CARDOSO DOS SANTOS

 

Adonias Geronimo Chagas – Substituiu a Vereadora Fátima Medeiros de Souza Amorim, pelo período de sua Licença Saúde, de 11/11/2019 a 31/01/2020.

 

14º MANDATO

14ª LEGISLATURA

PERÍODO DE 2.021 À 2.024

ELEIÇÃO REALIZADA EM  15/11/2020

 

CANDIDATOS:

01 – PREFEITO: JEFFERSON LUIZ MARTINS

  VICE-PREFEITO: JOSÉ DE AMORIM OLIVEIRA (ZÉ DO LEITE)

02 – PREFEITO: ELIANE DE OLIVEIRA

VICE-PREFEITO:  ANTONIO CARLOS DA MOTA FERREIRA (CACÁ)

 

ELEITOS PARA O PODER EXECUTIVO

PREFEITO: – JEFFERSON LUIZ MARTINS

VICE-PREFEITO: JOSÉ DE AMORIM OLIVEIRA (ZÉ DO LEITE)

 

ELEITOS PARA O PODER LEGISLATIVO

VEREADORES

01 – Adilson de Lima (PSDB)

02 – Cícero de Moura Neto (PSDB)

03 – Elcio Silva Reis (DEM)

04 – Elizabete de Oliveira (DEM)

05 – Fátima Medeiros de Souza Amorim (PSB)

06 – Isaqueu Pedrozo da Silva (PODE)

07 – José Sandro Rodrigues do Nascimento (PSB)

08 – Luiz Mendes Cardoso dos Santos (PSDB)

09 – Nádia de Jesus Cardoso dos Santos Rosa (PSDB)

 

MESA DIRETORA PARA O BIÊNIO 2021 / 2022

PRESIDENTE: JOSE SANDRO RODRIGUES DO NASCIMENTO

VICE-PRESIDENTE: ELCIO SIVA REIS

1º SECRETÁRIO: ELIZABETE DE OLIVEIRA

2º SECRETÁRIO: ISAQUEU PEDROZO DA SILVA

 

 

 

Skip to content